Existe uma única maneira correta de se criar uma criança bilíngue?

Há muitas maneiras de se promover o bilinguismo. Não existe uma única estratégia melhor!

Para escolher a estratégia que funciona melhor para você e seu filho, siga os três pilares do bilinguismo harmonioso. O bilinguismo harmonioso baseia-se na importância do bem-estar para a aquisição de linguagem bilíngue.

O bilinguismo harmonioso baseia-se na importância do bem-estar para a aquisição de linguagem bilíngue.

1. Cuidador ou cuidadores
Todos os cuidadores devem se sentir à vontade para se comunicar com a criança. Um cuidador pode ter dificuldades para falar em uma determinada língua. Se ele se sentir obrigado a falar apenas nessa língua, poderá falar menos com a criança em geral do que falaria em outra língua. É melhor falar na língua ou nas línguas em que os cuidadores conseguem conversar sem preocupações.

2. Qualidade e quantidade
Cada língua deve ser falada em ambientes interativos diários e significativos. Uma criança pode assistir a um programa de TV em uma de suas línguas diariamente, mas isso provavelmente não é bom o suficiente (qualidade muito baixa). Uma criança pode interagir com uma babá em outra língua uma hora por semana, mas isso provavelmente não é o bastante (pouca quantidade). É melhor que cada língua seja usada com frequência e em ambientes ricos para o aprendizado de línguas.

3. Criança
A criança deve se sentir livre para explorar cada língua sem ser pressionada. Um cuidador pode querer que seu filho responda em uma língua, mas ele pode sempre usar outra. Isso pode ocorrer porque a criança se sente mais à vontade para se comunicar em uma das línguas. É melhor desenvolver o conforto em cada língua por meio de atividades divertidas. No entanto, você pode achar importante que a criança aprenda ambas as línguas – mais sobre isso na próxima semana!

Quando o cuidador ou cuidadores, a qualidade-quantidade de cada língua e a criança são levados em consideração, cada família pode ter uma estratégia bilíngue diferente. A estratégia pode até mudar com o tempo. O importante é a harmonia. Situações estressantes e carregadas de pressão são algumas das piores para o aprendizado (e para a saúde). Crie sua estratégia bilíngue sob medida!

As fontes científicas de nossa história em quadrinhos:

De Houwer, A. (2020). Harmonious Bilingualism: Well-being for families in bilingual settings.   Handbook of home language maintenance and development, 63, 83.

Sander-Montant A., Di Flumeri E., Necsa B. & Byers-Heinlein, K. (2020, July 6-9). Do all roads lead to bilingualism?. Virtual International Congress of Infant Studies.