Os aplicativos na categoria educacional on-line são realmente “educacionais”?

Quando se trata de brinquedos, jogos ou aplicativos para crianças, a educação é um grande sucesso de vendas. No entanto, há muito pouca supervisão quanto ao que é classificado como “educacional”. Esperamos que um produto educacional tenha passado por testes científicos rigorosos, mas algo que você encontra na categoria Educação pode, na verdade, ser tão educacional quanto algo da categoria Entretenimento, por exemplo.

A escolha de aplicativos, em particular, pode ser um grande desafio, devido à grande quantidade de opções disponíveis. Por isso, nós criamos uma checklist para quatro princípios baseados na ciência que você pode usar para avaliar o valor educacional de um aplicativo. Então preparem seus jalecos e pranchetas!

1.   Envolvimento ativo. Fazer com que a criança se envolva ativamente no conteúdo promove o aprendizado de uma forma que a escuta passiva ou a observação não fazem (Como promover o aprendizado de palavras?). Os aplicativos que exigem que a criança aja de forma pensada, como encaixar formas nos buracos correspondentes ou responder a perguntas, são considerados ativos.

2.   Engajamento: O foco em uma tarefa é um ponto de partida importante para o aprendizado, pois permite que as crianças passem mais tempo individualizado com conteúdo novo. Os aplicativos que promovem a concentração na tarefa e apresentam o conteúdo de forma organizada permitirão mais aprendizado do que aqueles com imagens chamativas irrelevantes e sons altos que causam distração.

3. Relevância: Os aplicativos que conectam o conteúdo novo às experiências da criança ou à sua vida cotidiana permitem que ela crie vínculos entre todas as coisas que está aprendendo. As conexões entre o novo conteúdo e o que a criança conhece e vê são uma ótima maneira de desenvolver e solidificar o conhecimento.

4. Interação social: A interação social entre uma criança e adultos ou pares é a base do aprendizado (É possível encaixar o tempo de tela no dia a dia do meu filho?). Aplicativos que incorporam interações incentivando a visualização conjunta (veja a história em quadrinhos da próxima semana!) são os mais bem classificados, seguidos por aqueles que apresentam personagens ou avatares interativos.

Em resumo, os mesmos princípios que um cuidador pode usar para orientar o desenvolvimento da linguagem de seu filho em geral podem ser usados para escolher um aplicativo realmente educacional!

As fontes científicas deste quadrinho:

Hirsh-Pasek, K., Zosh, J. M., Golinkoff, R. M., Gray, J. H., Robb, M. B., & Kaufman, J. (2015). Putting education in “educational” apps: Lessons from the science of learning. Psychological Science in the Public Interest, 16(1), 3-34.