Como posso aumentar o valor educacional do tempo de tela?

As atividades na tela podem ser cativantes e, muitas vezes, apresentar o conteúdo de uma forma que desperte a atenção da criança. Por exemplo, as crianças podem se apaixonar por atividades ou tópicos que, a princípio, achariam entediantes em outros ambientes. Complementar o aprendizado na tela com o aprendizado fora dela é uma boa maneira de aumentar o valor educacional do tempo de tela.

Como já apresentamos em quadrinhos anteriores, a covisualização, ou seja, assistir a uma tela juntos, pode ser usada para fazer a ponte entre o mundo virtual e o físico (por exemplo, Meu filho pode aprender assistindo televisão?). Você pode usar a covisualização para explorar qualquer um dos quatro princípios educacionais: envolvimento ativo, engajamento, relevância e interação social (consulte Os aplicativos na categoria educacional on-line são realmente “educacionais”?). Para aumentar a relevância, por exemplo, um aplicativo sobre jardinagem pode ser complementado com a compra de algumas sementes e a tentativa de cultivar uma planta doméstica.

É claro que participar de todas as atividades que utilizam tempo de tela pode exigir muito tempo de um cuidador ocupado! No entanto, não é necessário que o espectador seja um adulto especialista no mundo real. Ele também pode ser um colega. Há muitas evidências de que as crianças aprendem com os colegas, e de que há vantagens em aprender juntos. Recentemente, surgiram novas evidências de que até mesmo um bebê pré-verbal pode aumentar o valor educacional de uma tela para outra criança. Isso só foi testado em um ambiente específico, portanto, ainda não podemos tirar conclusões definitivas. Nós os manteremos atualizados regularmente sobre os avanços dessa nova e empolgante área de pesquisa!

As fontes científicas deste quadrinho:

Lytle, S. R., Garcia-Sierra, A., & Kuhl, P. K. (2018). Two are better than one: Infant language learning from video improves in the presence of peers. Proceedings of the National Academy of Sciences, 115(40), 9859-9866.

Hanna, E., & Meltzoff, A.N. (1993) Peer imitation by toddlers in laboratory, home, and daycare contexts: Implications for social learning and memory. Developmental Psychology, 29, 701–710.