Sobre

Kotoboo é um blog onde pais, educadores e curiosos podem obter informações científicas sobre a aquisição de linguagem na infância, no formato de quadrinhos. As informações são trazidas até vocês diretamente de uma equipe de cientistas que estudam como as crianças aprendem a linguagem. Nossos cientistas trabalham em várias partes do mundo, e em diversos assuntos. Toda quinta-feira, eles se reúnem para criar um quadrinho sobre o que eles sabem, para compartilhar com vocês, nossos leitores.


Nosso nome

Kotoboo foi criado a partir de três palavras, em três línguas diferentes.

كتب (kotob)
“Kotob” significa “livros” em árabe

言葉 (kotoba)
“Kotoba” significa “linguagem” ou “palavras” em japonês.

Peek-a-boo
“Peek-a-boo” é uma expressão em inglês usada em uma brincadeira muito comum com crianças. Nesta brincadeira, um adulto esconde o rosto com as mãos, e quando ele abre as mãos para revelar seu rosto, ele diz: “Peek-a-boo!”.

Essas três palavras – linguagem, livros e brincadeira – representam os pilares da missão do Kotoboo:

Compartilhar informações científicas sobre aquisição de linguagem de um jeito divertido.


Nossas especialidades

#LínguasAoRedorDoMundo
Como as crianças ao redor do mundo adquirem linguagem? Das selvas de pedra à floresta amazônica, descubra os diferentes modos como as crianças aprendem sua língua materna.

#LínguaEmCasa
Quais momentos dentro de casa são os mais produtivos para a aquisição de linguagem? Veja todas as pequenas coisas que você já faz mesmo sem perceber, e adicione mais algumas rotinas a seu repertório diário.

#Bilinguismo
Como um bebê aprende duas (ou mais) línguas sem misturá-las? Mergulhe nas mentes de pequenos poliglotas, e aprenda algumas dicas para criar os seus.

#Alfabetização
Como nós criamos o próximo Machado de Assis? Aprenda mais sobre o grande salto que uma criança precisa dar em direção à linguagem escrita.

#ExposiçãoATelas
O que os bebês vêem nas telas? Descubra oportunidades para o aprendizado da linguagem, à maneira do século 21.

#LínguasDeSinais
As línguas de sinais são processadas pelo cérebro do mesmo modo que as línguas orais? Explore a esplêndida complexidade das línguas visuais e a incrível flexibilidade de pequenas mentes.

 #CaçadoresDeMitos
Tudo o que os seus amigos compartilham sobre o desenvolvimento da linguagem das crianças é verdade? Escolhidos à mão diretamente das conversas na sala de espera do pediatra e de websites voltados aos pais, vejam quais são os fatos apoiados pela ciência e quais são apenas mitos disfarçados.

#DiversidadeDoDesenvolvimento
Será que todas as crianças aprendem a língua da mesma maneira? Da dislexia ao transtorno do espectro autista, percorra os diversos caminhos que as crianças trilham para aprender sua(s) língua(s) materna(s), e admire seus muitos pontos fortes e poderes ocultos.


Nossa história

A ideia para o Kotoboo surgiu das perguntas que nós recebíamos, as suas perguntas. Quando vocês vinham a um de nossos laboratórios. Quando vocês nos encontravam em um museu de ciências. Nós respondíamos a todas as dúvidas, a cada pessoa. Mas as mesmas perguntas continuavam a aparecer, as mesmas preocupações que cuidadores e educadores tinham sobre o desenvolvimento linguístico de suas crianças.

Tinha de haver um jeito de alcançar um público mais amplo, de espalhar nossa pesquisa para além da comunidade científica e para além do punhado de cuidadores e educadores que cruzavam nossos caminhos. E, mais importante, precisava ser divertido.

“Que jeito melhor de ilustrar resultados científicos para todos do que através de quadrinhos!” pensamos.

Essa ideia permaneceu no fundo de nossas mentes, enquanto prosseguíamos com nossos dias atarefados. Nós precisávamos nos organizar. Sim, na próxima semana. Ou na próxima. Depois daquele próximo feriado, ou talvez daquele outro.

Então um dia, nosso mundo foi virado de ponta cabeça pela Covid-19. Foi este mundo às avessas que nos uniu e marcou o início de uma aventura que quase tornou o confinamento divertido.

Nós criamos o Kotoboo para ajudar pais e educadores, durante a pandemia, mas também para além dela.


Nossa visão

Nós apoiamos as ciências sem fronteiras. Nosso objetivo é ir além de simplesmente tornar a informação científica acessível, deixando-a em algum canto. Nós queremos que a informação chegue até vocês.

Nós então trabalhamos duro para tornar nosso conteúdo acessível. Começamos por torná-lo disponível em seis línguas: inglês, francês, japonês, espanhol, árabe e português. Pretendemos adicionar mais línguas com o passar do tempo. Também estamos trabalhando ativamente para tornar o site acessível a pessoas com deficiência visual e auditiva.