Como posso desenvolver as habilidades de comunicação de meu filho?
As conversas são um dos pilares da comunicação. Conversamos o tempo todo, desde conversas muito breves, quando perguntamos a um funcionário de uma loja sobre um produto, até ligações telefônicas de uma hora com nossos melhores amigos. Uma conversa completa com uma criança pequena, entretanto, pode parecer impossível. As crianças pequenas podem dizer apenas algumas palavras ou frases muito rudimentares. Uma boa maneira de iniciar uma conversa com seu filho é “reformular”. Reformular é expandir o que seu filho diz. Se a criança disser “cachorro”, uma reformulação seria: ” Sim, isso é um cachorro” ou “Sim, é mesmo! Que som os cachorros fazem?”.
Você pode fazer uma reformulação simples ou complexa. Você pode expandir um pouco o que a criança disse em uma reformulação simples. Você pode usar uma palavra que a criança disse em uma frase (por exemplo, “Sim, isso é um cachorro”) ou acrescentar mais informações (por exemplo, “Que cachorro grande!”). Ou você pode continuar a envolver seu filho em uma conversa em uma reformulação complexa. Você pode fazer uma pergunta à criança (por exemplo, “Parece o cachorro da vovó, você não acha?”). Você pode pensar em reformulações simples e complexas como conversas breves ou longas, respectivamente.
Por meio da reformulação, você pode engajar seu filho em conversas, estabelecendo uma base sólida para a comunicação verbal. E o melhor de tudo é que seu filho ouvirá muitas palavras e gramática novas!
As fontes científicas deste quadrinho:
Baker, N. D., & Nelson, K. E. (1984). Recasting and related conversational techniques for triggering syntactic advances by young children. First Language, 5(13), 3-21.
Saxton, M. (2005). ‘Recast’ in a new light: insights for practice from typical language studies. Child Language Teaching and Therapy, 21(1), 23-38.
Nicholas, H., Lightbown, P. M., & Spada, N. (2001). Recasts as feedback to language learners. Language learning, 51(4), 719-758.