Como podemos preservar a diversidade das línguas do mundo?

ᐃᓄᑦᑎᑐᑦ : Inuttitut (em inglês Inuktitut)

It is much easierÉ muito mais fácil encontrar filmes dublados ou legendados em algumas línguas do que em outras. Para algumas línguas, pode até ser difícil encontrar alguns falantes. As línguas ameaçadas de extinção são aquelas que têm muito poucos jovens aprendizes, algo que muitos de nós não nos damos conta. No Canadá, por exemplo, 75% das quase 100 línguas indígenas estão em perigo de extinção.

As línguas são mais do que apenas sons unidos como contas em um colar. Elas são uma janela para uma grande riqueza cultural e histórica. A preservação da incrível diversidade das línguas do mundo começa com as crianças. As crianças devem ser incentivadas e sentir orgulho de aprender as línguas de seus cuidadores. Quando toda a educação, a televisão e os videogames estão em outra língua, pode ser difícil para os responsáveis incentivarem o bilinguismo. Uma estratégia é vincular a língua à cultura: jogar jogos tradicionais juntos ou contar histórias tradicionais.

As histórias de maior sucesso na preservação de línguas costumam ser o resultado de uma combinação de iniciativas de base em famílias e comunidades e de reformas na educação ou na legislação conduzidas pelo governo. Em alguns lugares, línguas singulares até mesmo impulsionam o turismo, como o Silbo gomero, uma língua que pode ser parcialmente assobiada, das Ilhas Canárias.

Junte-se a nós na próxima vez, quando nos aprofundaremos nas maravilhas das línguas do mundo.

As fontes científicas deste quadrinho:

Moseley, C. (Ed.). (2010). Atlas of the World’s Languages in Danger. Unesco.

O’Grady, W., & Hattori, R. (2016). Language Acquisition and Language Revitalization. Language Documentation & Conservation, 10.

Stebbins, T. N., Eira, K., & Couzens, V. L. (2017). Living languages and new approaches to language revitalisation research. Routledge.