A leitura pode ser ensinada através de movimento?
Quando a criança está dando os primeiros passos rumo à alfabetização, o foco geralmente está na identificação de letras ou caracteres. Os cuidadores podem apontar para uma letra ou caractere e perguntar à criança qual é a letra/caractere. Embora a leitura seja, em grande parte, um processo visual (ou tátil, no caso do braille), a interação com letras ou caracteres de maneiras diferentes pode ajudar a criança a solidificar seu conhecimento. Pense em como é muito mais fácil reconhecer uma raça de cachorro com a qual você já brincou no parque do que uma que você conhece apenas através de fotos.
Aprender a escrever uma letra ou um caractere é especialmente útil para aprender a identificá-lo! As crianças podem desenhar letras com uma caneta no papel ou até mesmo com o dedo no ar. Entretanto, as crianças muito pequenas não têm as habilidades motoras finas elaboradas, os movimentos musculares precisos, necessários para escrever com caneta e papel. Uma maneira de complementar o treinamento das habilidades motoras finas é usar as habilidades motoras grossas, movimentos musculares amplos, para escrever letras. As crianças podem usar o braço inteiro para escrever letras grandes na areia da praia ou podem usar o movimento do corpo inteiro para escrever letras com pegadas na neve. As atividades de escrita com habilidades motoras amplas podem complementar a prática da leitura em qualquer idade, pois fazem com que as crianças saiam de longos e monótonos períodos de tempo sentadas em carteiras e se movimentem! A prática desses tipos de movimentos realmente ajuda a criança a aprender a reconhecer letras ou caracteres. Portanto, não tenha medo de sujar as mãos (ou os pés) ao ensinar seu filho a ler!
As fontes científicas deste quadrinho:
Longcamp, M., Zerbato-Poudou, M. T., & Velay, J. L. (2005). The influence of writing practice on letter recognition in preschool children: A comparison between handwriting and typing. Acta psychologica, 119(1), 67-79.
Longcamp, M., Anton, J. L., Roth, M., & Velay, J. L. (2003). Visual presentation of single letters activates a premotor area involved in writing. Neuroimage, 19(4), 1492-1500.
Guilbert, J., Alamargot, D., & Morin, M. F. (2019). Handwriting on a tablet screen: role of visual and proprioceptive feedback in the control of movement by children and adults. Human movement science, 65, 30-41.
*Em colaboração com a Dra. Jessica Guilbert.