Como promover o aprendizado de palavras?

A leitura e a escrita são duas facetas da alfabetização. Para facilitar o aprendizado da leitura e da escrita, talvez queiramos dividir a alfabetização e ensinar somente a leitura ou somente a escrita em um determinado momento. No entanto, uma maneira particularmente eficaz de desenvolver habilidades de alfabetização é combinar a leitura e a escrita em uma única atividade.

Quando a leitura e a escrita são combinadas, a criança aprende sobre a ligação entre a leitura e a escrita, bem como a ler e a escrever. Esse é um dos fundamentos mais importantes do desenvolvimento da alfabetização.

Um exemplo de jogo que envolve tanto a leitura quanto a escrita é o “soletrar inventivo guiado”. Nessa atividade, a criança é incentivada a tentar escrever as palavras, sem antes tê-las visto ou ouvido soletradas. Por exemplo, um cuidador pode mostrar à criança um objeto ou uma figura e a criança pode escrever a palavra como ela imagina que está escrita. Em seguida, o cuidador lê a palavra que a criança escreveu, esteja ela correta ou não. Essa maneira de aprender a ler e escrever enfatiza a ligação entre leitura e escrita, sons e letras. Ela diminui a pressão que a criança pode sentir em relação a soletrar uma palavra corretamente. E, o que é mais importante, transforma o aprendizado em brincadeira!

Você pode tentar incorporar o soletrar inventivo guiado em atividades cotidianas, como cozinhar e tomar banho. Uma criança pode soletrar palavras relacionadas à cozinha com letras magnéticas em uma geladeira ou palavras relacionadas ao banho com letras de espuma de banho. Não há necessidade de fazer uma sessão formal de aprendizado sentado! Isso torna o trabalho de cuidar um pouco mais exigente para o cuidador e o aprendizado muito mais divertido para a criança!

Fontes científicas deste quadrinho:

Sénéchal, M., Ouellette, G., Pagan, S., & Lever, R. (2012). The role of invented spelling on learning to read in low-phoneme awareness kindergartners: A randomized-control-trial study. Reading and writing, 25(4), 917-934.