É necessário ensinar caligrafia hoje em dia?

A maior parte dos textos que escrevemos hoje em dia, de e-mails a relatórios e tweets, são feitos com um teclado. Pode parecer intuitivo começar também pelo teclado ao ensinar uma criança a escrever. Digitar parece ser muito mais fácil do que escrever à mão. Pense nos movimentos desajeitados de uma criança com uma caneta!

No entanto, a escrita à mão apoia as habilidades de leitura e escrita de uma forma que a digitação não faz. Digitar em um teclado é simplesmente identificar letras ou caracteres. É o mesmo tipo de prática que pedir a uma criança que aponte para uma letra em um papel ou tire uma carta de um baralho. A escrita à mão também requer o movimento de escrever uma letra ou traço de caracteres. Esses movimentos das mãos são importantes para aprender a reconhecer letras e caracteres inicialmente. Portanto, aprender a escrever à mão ajudará a criança a aprender a ler e a digitar!

A caligrafia é apenas uma maneira adicional de reforçar o aprendizado de letras ou caracteres. Entretanto, escrever à mão pode ser bastante difícil (consulte O aprendizado pode ser aprendido através do movimento?). Isso se aplica especialmente a crianças muito pequenas e crianças com dificuldades motoras, como a dispraxia. É melhor complementar diversos tipos de prática de escrita e lembrar que não há apenas uma maneira de aprender a escrever!

As fontes científicas deste quadrinho:

Longcamp, M., Zerbato-Poudou, M. T., & Velay, J. L. (2005). The influence of writing practice on letter recognition in preschool children: A comparison between handwriting and typing. Acta psychologica, 119(1), 67-79.

Bonneton-Botté, N., Guilbert, J., & Bara, F. (2019). L’écriture manuscrite: un apprentissage moteur spécifique. ANAE-Approche Neuropsychologique des Apprentissages Chez L’enfant.

Bara, F., & Bonneton-Botté, N. (2018). Learning letters with the whole body: Visuomotor versus visual teaching in kindergarten. Perceptual and Motor Skills, 125(1), 190-207.

*Em colaboração com a Dra. Jessica Guilbert.