Como posso promover habilidades de letramento ao ler para uma criança Surda?

Ler para uma criança é uma ótima maneira de estabelecer as bases para a alfabetização futura de uma forma divertida! Por exemplo, pode ser uma oportunidade de conectar a linguagem escrita à linguagem oral ou sinalizada.

Ao ler para uma criança surda, é importante conectar a linguagem escrita à língua de sinais. Essa conexão pode ser imaginada como um triângulo que liga o vocabulário (na língua de sinais) à aparência das palavras escritas (na língua escrita) e à grafia das palavras escritas (na língua de sinais). Os três cantos do triângulo dos fundamentos da alfabetização são os seguintes:

1. Vocabulário: Conecte os sinais aos significados. Você pode fazer um sinal, como “cachorro”, e depois apontar para a figura do cachorro no livro.

2. Escrita: Conecte sinais com palavras escritas. Você pode fazer um sinal e depois apontar para a palavra escrita no livro.

3. Ortografia: Conecte os sinais com a soletração com as mãos. A soletração com as mãos envolve o uso de sinais que representam letras no idioma escrito para soletrar uma palavra (link). Você pode fazer um sinal e depois soletrá-lo com as mãos.

Você pode começar por qualquer canto e passar ao próximo em seguida. Cada canto é uma parte igualmente importante do triângulo dos fundamentos da alfabetização! Então escolha um livro, talvez um que você adorava quando criança, e  acomode-se para um momento de leitura relaxante, mas educativo.

As fontes científicas da nossa história em quadrinhos:

Berke, M. (2013). Reading books with young deaf children: Strategies for mediating between American Sign Language and English. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, 18(3), 299-311.

Schleper, D. R. (1995). Reading to deaf children: Learning from Deaf adults. Perspectives in Education and Deafness, 13, 4-9.