Que estratégias as famílias bilíngues usam para promover a aquisição da linguagem?
Todos os bilíngues falam (ou sinalizam) duas línguas, mas a forma como aprenderam essas duas línguas pode variar muito! O primeiro exemplo de uma criança bilíngue que pode vir à mente é quando um cuidador se comunica em uma língua e o outro em outra. Isso é chamado de estratégia de um pai, uma língua. Essa é apenas uma das muitas estratégias que podem ser usadas para criar uma criança bilíngue.
As estratégias de exposição bilíngue podem ser de dois tipos amplos: cuidador ou ambiente. As estratégias do cuidador são diferentes maneiras pelas quais os cuidadores podem interagir com uma criança em duas línguas. Os cuidadores podem dividir a língua com a qual se comunicam com a criança (um pai, um idioma), podem fazer uma divisão mais fluida (um pai, um idioma, flexível), podem fazer com que apenas um cuidador se comunique em dois idiomas (um pai, bilíngue) ou algum outro coquetel maravilhoso. As estratégias de ambiente são diferentes configurações diárias em que a criança pode aprender dois idiomas. Uma criança pode aprender um idioma diferente na escola, um idioma diferente em casa ou um idioma diferente com os avós ou babás. Não existe apenas uma maneira de se tornar bilíngue!
Junte-se a nós no próximo quadrinho, quando discutiremos o que é mais importante considerar ao decidir sobre uma estratégia bilíngue.
As fontes científicas do nosso quadrinho:
De Houwer, A. (2007). Parental language input patterns and children’s bilingual use. Applied psycholinguistics, 28(3), 411-424.
Sander-Montant A., Di Flumeri E., Necsa B. & Byers-Heinlein, K. (2020, July 6-9). Do all roads lead to bilingualism?. Virtual International Congress of Infant Studies.