As telas são sempre vilãs?

Nós vivemos em uma era de telas: dos nossos celulares e computadores aos comerciais em painéis nos metrôs. Muitos pais e cuidadores se preocupam com a quantidade de tempo que suas crianças passam em frente a estes eletrônicos cativantes. Esta preocupação pode fazer com que os pais se sintam culpados até por deixar suas crianças em frente a uma tela enquanto eles precisam realizar uma tarefa urgente ou dar um tempo no rebuliço da vida cotidiana. Um período curto de exposição a telas, no entanto, pode ser benéfico. Pode dar aos pais e cuidadores um pouco de silêncio para reduzir o stress diário. Pode também ser uma atividade compartilhada, o que é ainda melhor. Isso pode ser feito unindo-se o período de exposição à tela à interação entre cuidador e criança. Pergunte à sua criança sobre o show de TV que ela acabou de assistir ou resolva um jogo de videogame juntos!

Nós teremos uma série inteira de quadrinhos sobre exposição a telas, voltados a criar oportunidades para a aquisição de linguagem em um mundo em que telas são quase onipresentes. Para mais detalhes, fique atento à sua… tela!

As fontes científicas deste quadrinho:

  1. Guernsey, L. (2012). Screen Time: How Electronic Media–From Baby Videos to Educational Software–Affects Your Young Child. Basic Books.