É possível encaixar o tempo de tela no dia a dia do meu filho?

Em um dia, desde o momento em que as crianças se levantam até o momento em que vão para a cama, muita coisa pode acontecer. As crianças podem brincar ao ar livre, construir um castelo, comer juntas, desenhar. Estas interações com outras pessoas (colegas ou adultos) e com seu ambiente físico são fundamentais para a aprendizagem de línguas. Quando as crianças passam o dia todo olhando passivamente para uma tela, elas perdem todas essas maravilhosas oportunidades de aprendizagem.

O tempo de tela das crianças deve ser pensado em duas dimensões: qualidade e quantidade. Qualidade refere-se a como usamos as telas, em uma escala de passiva a interativa. O melhor uso das telas é em um ambiente interativo, por exemplo, uma mãe e uma filha jogando um videogame juntas. Quantidade refere-se à quantidade de tempo de tela, em uma escala que vai desde um dia inteiro até um curto período. A melhor quantidade de tempo de tela é aquela que não interfere com outras possíveis atividades. Um dia de baixo aprendizado de línguas é aquele em que as crianças passam o dia todo assistindo passivamente à televisão. Um dia rico em aprendizado é aquele em que as crianças brincam juntas, fazem artesanato, assistem a um pequeno episódio de TV e conversam sobre ele com seus pais ou cuidadores, depois comem juntas, e assim por diante.

Na próxima semana, vamos analisar como as interações impulsionam o desenvolvimento da linguagem.

As fontes científicas deste quadrinho:

  1. Madigan, S., McArthur, B. A., Anhorn, C., Eirich, R., & Christakis, D. A. (2020). Associations Between Screen Use and Child Language Skills: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA pediatrics.