Demora mais para aprender língua de sinais?

Quando pensamos em línguas, geralmente pensamos nas línguas faladas e ignoramos a diversidade e a complexidade linguística das línguas de sinais. Elas têm palavras e gramática, além de formas gestuais complexas. Essas formas são determinadas pelo formato, localização e movimento da mão. A diferença entre as línguas de sinais e as línguas faladas é apenas que as observamos com os olhos em vez de ouvi-las com os ouvidos!

Uma criança aprende uma língua de sinais tão naturalmente quanto uma língua falada. Na verdade, as crianças que estão aprendendo uma língua de sinais começam a produzir palavras mais cedo do que as crianças que estão adquirindo uma língua falada. Há dois motivos para isso. Primeiro, o trato vocal humano leva tempo para se desenvolver após o nascimento e, segundo, é mais fácil dominar as configurações de mão que a criança pode ver do que as configurações do trato vocal que ela não pode ver. Assim, as crianças são capazes de fazer formas e movimentos com as mãos antes de conseguirem emitir os sons corretos.

Essa vantagem inicial diminui no segundo ano de vida.  Aproximadamente nessa idade, as crianças que estão aprendendo línguas faladas ou sinalizadas começam a combinar palavras em “enunciados com várias palavras”. A partir daí, os aprendizes de língua de sinais e de língua falada continuam em uma trajetória de desenvolvimento semelhante.

Junte-se a nós no próximo quadrinho, quando exploraremos como criar um ambiente favorável ao aprendizado da língua de sinais para seu filho.

Fontes científicas deste quadrinho:

Coerts, J. A. (1999) Early Sign Combinations in the Acquisition of Sign Language of the Netherlands: Evidence for Language-Specific Features. In: Language acquisition by eye, Eds. Chamberlain, Charlene, Jill P. Morford, and Rachel I. Mayberry, Psychology Press.

Mugitani, R., & Hiroya, S. (2012). Development of vocal tract and acoustic features in children. Acoustical Science and Technology, 33(4), 215-220.