Quais são os fundamentos da alfabetização?

À primeira vista, aprender a ler pode parecer apenas uma questão de aprender a combinar símbolos (letras ou caracteres) com sons. Mas a leitura é muito mais do que isso!

Existem três princípios básicos fundamentais:

Primeiro, uma criança precisa aprender que algumas das coisas que ela vê ao seu redor são símbolos linguísticos. Podem ser placas de lojas, nomes de pontos de ônibus, marcas de macarrão. A linguagem escrita está ao nosso redor, e mostrar isso ao seu filho é o primeiro passo para a alfabetização.

Em segundo lugar, a criança precisa aprender que os símbolos têm formas específicas. Pense em todas as fontes ou estilos de caligrafia para apenas uma letra ou caractere! É uma grande conquista ser capaz de identificar o mesmo símbolo em uma placa de loja, em um painel de ponto de ônibus e em uma embalagem de macarrão. Pode ser uma brincadeira muito divertida passear pela cidade ou esperar na fila do supermercado, tentando identificar as letras do seu nome ou do título do seu livro favorito.

Em terceiro lugar, a criança precisa associar a escrita à leitura. Pode parecer óbvio para nós, adultos, mas é somente quando uma pessoa escreve que outra pode ler uma mensagem. Incentivar a criança a escrever e ser lida, independentemente da aparência dos símbolos, é essencial para criar um vínculo entre a escrita e a leitura. Isso pode ser feito na forma de jogos inventados, como troca de cartas ou mensagens secretas!

Há muito o que aprender antes de mergulhar em Guerra e Paz de Tolstói! Vá devagar e faça com que seja divertido.

Las fuentes científicas de nuestro cómic:

Justice, L. M., & Ezell, H. K. (2001). Written language awareness in preschool children from low-income households: A descriptive analysis. Communication Disorders Quarterly, 22(3), 123-134.