As melhores telas de 2020

Nossa vida moderna é repleta de telas; telefones em nossas mãos, computadores em nossos escritórios, anúncios no metrô. Na verdade, você está olhando para uma tela agora!

Algumas telas existem apenas para serem olhadas, mas outras exigem engajamento, como videogames ou bate-papo por vídeo.

A interação é fundamental para o aprendizado da linguagem, portanto, como você pode imaginar, quanto mais interativa for a tela, melhor será para o desenvolvimento da linguagem do seu filho. Aqui, classificaremos as telas das melhores às piores para o aprendizado.

Ouro: Videotelefonia (softwares de bate-papo por vídeo)

A interação ao vivo por meio de uma tela é quase tão boa para o aprendizado das línguas quanto a interação face a face. Portanto, programe aquele sábado com a vovó na tela! Que alívio nestes tempos de pandemia.

Prata: Softwares interativos

E-books, aplicativos interativos, videogames, todos reagem às ações da criança. Essa interação máquina-criança também pode promover o aprendizado, pelo menos no final da infância. É claro que o conteúdo é essencial (veja o quadrinho anterior)!

Bronze: Filme (televisão, vídeos, filmes)

Por si só, assistir à televisão ou a vídeos não envolve nenhuma interação e, portanto, não é a melhor ferramenta para o aprendizado, pelo menos no início da infância.

Não é preciso (e será que é possível?) deixar as telas de lado. É importante reconhecer a enorme variedade de telas existentes e escolher aquelas que criam ambientes de aprendizado favoráveis, com muita interação com outras pessoas e com o mundo.

Fontes científicas deste quadrinho:

Roseberry, S., Hirsh‐Pasek, K., & Golinkoff, R. M. (2014). Skype me! Socially contingent interactions help toddlers learn language. Child Development, 85(3), 956-970.

Tsuji, S., Jincho, N., Mazuka, R., & Cristia, A. (2020). Communicative cues in the absence of a human interaction partner enhance 12-month-old infants’ word learning. Journal of Experimental Child Psychology, 191, 104740