Como ler para uma criança Surda?

Ler livros de história para uma criança é uma ótima maneira de melhorar seu vocabulário. Nossas conversas cotidianas são frequentemente sobre as mesmas atividades, brinquedos e ambientes. Os livros abrem a janela para coisas que não vemos em nossos quintais, como tigres e naves espaciais. E, como a cereja do bolo, os momentos passados lendo livros de histórias estimulam o amor da criança pela leitura.

Ler para uma criança Surda pode parecer uma tarefa estressante. O cuidador tem as mãos ocupadas com o livro e com os sinais. Ele também precisa interpretar a linguagem escrita para a linguagem de sinais em tempo real.

Felizmente, cientistas pesquisaram as maneiras mais ergonômicas de ler com uma criança Surda!

1. Sente a criança de modo que ela possa ver facilmente o livro, suas mãos e seu rosto.

2. Segure o livro com uma das mãos e sinalize com a outra. Como alternativa, você pode colocar o livro em um suporte para livros, talvez um feito por você mesmo com seu filho, e gesticular com as duas mãos livres.

3. Envolva a criança na história. Você pode pedir que ela encontre um objeto nas ilustrações ou nomeie um personagem.

4. E logo seu filho estará sinalizando livros de histórias para você!

Um ambiente de leitura confortável demonstrou aumentar o tempo de leitura entre cuidadores e crianças. Isso também torna o momento da leitura mais agradável!

Junte-se a nós no próximo quadrinho, quando nos aprofundaremos em como desenvolver habilidades de leitura ao ler para uma criança Surda!

As fontes científicas deste quadrinho:

Berke, M. (2013). Reading books with young deaf children: Strategies for mediating between American Sign Language and English. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, 18(3), 299-311.

Schleper, D. R. (1995). Reading to deaf children: Learning from Deaf adults. Perspectives in Education and Deafness, 13, 4-9.