Is it important to talk to a baby before she starts speaking?

As interações sociais envolvem duas (ou mais) pessoas. No entanto, quando uma dessas pessoas é uma criança pré-verbal, a interação pode parecer um monólogo. Pode parecer que o cuidador está apenas falando ou sinalizando consigo mesmo. Então, como um cuidador pode promover o aprendizado da língua em um bebê pré-verbal?

Bem, a resposta é: falando ou sinalizando consigo mesmo!

Se um cuidador narra enquanto cozinha perto de uma criança pequena, isto pode ser uma interação social. Uma criança pré-verbal pode reagir de forma não verbal. Uma reação óbvia pode ser um sorriso. Uma reação menos óbvia pode ser sugar mais (ou menos) uma chupeta. A “taxa de sucção” é inclusive como os cientistas medem as reações em bebês pequenos!

Uma descoberta importante no campo da aquisição da linguagem é a distinção entre a idade de compreensão e a idade de produção. As crianças geralmente entendem muito da sua língua materna antes de produzir suas primeiras palavras. Os bebês de 6 meses já conhecem um bom punhado de palavras, como mamãe, pé, mamadeira. Portanto, mesmo que seu filho não esteja demonstrando reações óbvias ou menos óbvias, eles provavelmente são espectadores aguçados de seu monólogo! Estes monólogos são grandes blocos de construção para a aprendizagem de línguas.

Pense nisso como se fosse subir ao palco, diante de um público de dedicados aprendizes de línguas.

Fontes científicas deste quadrinho:

Weisleder, A., & Fernald, A. (2013). Talking to children matters: Early language experience strengthens processing and builds vocabulary. Psychological science, 24(11), 2143-2152.